sábado, 17 de setembro de 2011

Políticas públicas

Depois de um rico debate sobre Políticas Públicas em sala de aula hoje, fui buscar definições sobre o assunto e encontrei as seguintes frases que me chamaram a atenção:

"Política pública é definida aqui como o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, no caso brasileiro, nas escalas federal, estadual e municipal, com vistas ao bem coletivo. Elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e, como se verifica mais recentemente, com a iniciativa privada."


"(...) Políticas Públicas são um conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução (ou não) de problemas da sociedade (...)."
Dito de outra maneira, as Políticas Públicas são a totalidade de ações, metas e planos que os governos (nacionais, estaduais ou municipais) traçam para alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público. É certo que as ações que os dirigentes públicos (os governantes ou os tomadores de decisões) selecionam (suas prioridades) são aquelas que eles entendem serem as demandas ou expectativas da sociedade. Ou seja, o bem-estar da sociedade é sempre definido pelo governo e não pela sociedade. Isto ocorre porque a sociedade não consegue se expressar de forma integral. Ela faz solicitações (pedidos ou demandas) para os seus representantes (deputados, senadores e vereadores) e estes mobilizam os membros do Poder Executivo, que também foram eleitos (tais como prefeitos, governadores e inclusive o próprio Presidente da República) para que atendam as demandas da população.
As demandas da sociedade são apresentadas aos dirigentes públicos por meio de grupos organizados, no que se denomina de Sociedade Civil Organizada (SCO), a qual inclui, conforme apontado acima, sindicatos, entidades de representação empresarial, associação de moradores, associações patronais e ONGs em geral."

"Há uma estreita relação entre os temas das políticas públicas e dos direitos humanos. As políticas públicas funcionam como instrumentos de aglutinação de interesses em torno de objetivos comuns, que passam a estruturar uma coletividade de interesses. Segundo uma definição estipulativa: toda política pública é um instrumento de planejamento, racionalização e participação popular. Os elementos das políticas públicas são o fim da ação governamental, as metas nas quais se desdobra esse fim, os meios alocados para a realização das metas e, finalmente, os processos de sua realização."

Partindo dessas afirmações, esclarece-se o quanto a população não deve ser coadjuvante nessas questões, já que as políticas públicas devem vir ao encontro das demandas e aspirações sociais para promover então a justiça, igualdade, a inclusão e a qualidade, dentre outros tantos fatores fundamentais à sociedade.

Fontes: wikipédia
Portal do desenvolvimento
Dhnet - direitos humanos.org

Um comentário:

  1. Tati,
    parabéns pela abertura deste espaço para informação e interação da "comunidade EaD".
    Importante observar que a educação se reflete na sociedade pelas medidas adotadas pelas pessoas pelo bem comum. Entendo que a educação cria oportunidade para desenvolvimento da cidadania. Pela educação pessoas bem informadas e com consciência crítica - exigem políticas do governo, e são despertadas também para a responsabilidade em cumprir seus deveres.
    E aqui está voce, Tati, estudando e informando.
    Sucesso!
    Eli R Kobayashi
    http://esemlimites.com.br

    ResponderExcluir